Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Criação de filho poderá contar para tempo de Aposentadoria!

Projeto de lei quer permitir que a criação de filhos conte tempo para aposentadoria .

Publicado por Josenildo Júnior
há 2 anos

Um projeto de lei proposto pela Deputada Federal (Perpétua Almeida) trás regras para contagem de tempo de contribuição para a tarefa de criação de filhos e filhas biológicos ou adotados.

 Segundo o projeto nº 2647/2021, as mães e gestantes poderão computar, para fins de aposentadoria:

- 1 ano de tempo de serviço por cada filho ou filha nascido com vida.

- 2 anos de tempo de serviço por cada criança menor de idade adotada como filho ou filha.

- 2 anos de tempo de serviço por filho ou filha biológicos nascido com incapacidade permanente;

 Outro detalhe nesse projeto é que as mães que tiverem mais de 12 meses no Regime Geral de Previdência Social, poderão ter mais 2 anos adicionais, da seguinte forma:

- 1 ano de tempo por cada filho ou filha nascido com vida + 2 anos (se a mãe tiver mais de 12 meses de adesão ao Regime Geral de Previdência Social).

- 2 anos de tempo de serviço por cada criança menor de idade adotada como filho ou filha + 2 anos (se a mãe tiver mais de 12 meses de adesão ao Regime Geral de Previdência Social).

 A justificativa para a apresentação desse projeto de lei é de que a pandemia da covid-19 gerou enorme impacto no mundo do trabalho, gerando desempregos, precariedade e informalidade. Bem como, mulheres responsáveis pelos afazeres domésticos e pelos cuidados de crianças encontram maiores dificuldades para inserção no mercado de trabalho e para manutenção de seus empregos.

 Por fim, afirma o projeto de lei que, essas mulheres trabalharam todos dias. Cumprindo jornadas extenuantes, não remuneradas, de cuidados de pessoas, suprindo a falta de políticas públicas, sendo necessário reconhecer a maternidade como uma função social.

 O projeto nº 2647/2021 está em tramitação na câmara dos deputados e atualmente está na Comissão DE Defesa Dos Direitos Da Mulher.

 Qual sua opinião sobre esse projeto ? deixe sua opinião nos comentários!


  • Sobre o autorAdvogado especialista em Aposentadoria
  • Publicações37
  • Seguidores37
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações118
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criacao-de-filho-podera-contar-para-tempo-de-aposentadoria/1351031947

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Seria melhor a diminuição na carga horária de trabalho. Uma mãe/pai que trabalha 8 hs somado ao tempo de deslocamento de ida e volta de 2hs e ainda tem os afazeres domesticos não sobra tempo para educar uma criança. Defendo a jornada de trabalho de 6hs sem redução de salário. continuar lendo